Skip to content

A Samarco Mineração S.A (Samarco), BHP Billiton Brasil LTDA (BHP Billiton Brasil) e Vale S.A (Vale) assinaram hoje um acordo de termos não vinculativos definindo os termos e condições gerais da utilização pela Samarco da mina de Timbopeba pertencente à Vale, para o depósito de seus rejeitos, caso a Samarco reinicie suas operações. A Vale poderia transferir a mina de Timbopeba para a Samarco e como forma de compensação, a Samarco poderia fornecer à Vale uma quantidade de minérios não processados (minério bruto) por um determinado período.

Um acordo definitivo permanece sujeito à uma negociação comercial bem-sucedida, sujeito ainda às devidas providências e às relevantes aprovações governamentais. Estes processos ocorrerão provavelmente durante 2017. 

Após obter as licenças ambientais necessárias, a expectativa é de que a Samarco deposite temporariamente seus rejeitos em sua própria mina em Alegria Sul, por um período de operações de 2 a 3 anos. O uso da mina de Timbopeba poderia permitir que a Samarco opere por muito mais anos sem uma nova estrutura de rejeitos.

As operações da Samarco somente serão reiniciadas caso sejam consideradas seguras e economicamente viáveis. O reinício das operações depende ainda de várias questões incluindo a obtenção de aprovações regulamentares e do suporte devido das partes interessadas.

Subscribe to news alerts

No keyword(s) entered

Please ensure you enter a keyword and try searching again

Invalid email

Sorry, we are unable to subscribe you. Please ensure you have entered a valid email address and try again.

Subscription received

Thank you for subscribing to BHP Billiton news alerts. Please check your email for confirmation of your subscription.

Loading the player...